PRIMEIRO ANO
|
||
PERÍODO
|
OBJETIVO
|
TEMA – CONTEÚDO
|
|
Reconhecer a si mesmo e ao outro,
refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças.
|
Quem
sou eu?
|
|
Minha
cabeça
|
|
|
Meus
olhos
|
|
|
Meu
nariz
|
|
|
Minha
boca
|
|
|
Minhas
mãos
|
|
|
Meus
pés
|
|
|
Meu
coração
|
|
|
O
amor
|
|
|
Vivemos
em família
|
|
|
Todos
precisam de abrigo
|
|
|
O
valor da amizade
|
|
|
Escola
– um encontro de amigos
|
|
|
Criança
é alegria
|
|
|
Reconhecer a diversidade construindo o seu
referencial de entendimento das diferenças.
|
A
terra é bela e boa
|
|
O
ar
|
|
|
A
água
|
|
|
É
bom brincar nas ondas do mar
|
|
|
O
fogo
|
|
|
A
luz
|
|
|
O
sol
|
|
|
A
lua e as estrelas
|
|
|
As
plantas
|
|
|
A
importância das plantas
|
|
|
Eu
e as plantas
|
|
|
Diferentes
tipos de animais
|
|
|
As
aves
|
SEGUNDO ANO
|
||
PERÍODO
|
OBJETIVO
|
TEMA – CONTEÚDO
|
|
Reconhecer ao outro, refletindo e
vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas.
|
Partilhar
e conviver
|
|
Religiões
ensinam a conviver
|
|
|
Reconhecer a diversidade religiosa
construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
|
Ninguém
é igual
|
|
As
diferenças não atrapalham
|
|
|
Identificar os símbolos religiosos, das
diferentes religiões trabalhadas, construindo o seu referencial para
entendimento das diferenças respeitando-as.
|
Respeitando
lembranças e símbolos.
|
|
O
que é um símbolo religioso?
|
|
|
Conhecer e reconhecer as diferentes
manifestações religiosas presentes na comunidade local, respeitando-as.
|
Manifestações
religiosas
|
|
Celebrando
com o outro.
|
TERCEIRO ANO
|
||
PERÍODO
|
OBJETIVO
|
TEMA – CONTEÚDO
|
|
Reconhecer a si mesmo e ao outro,
refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas.
|
Estou
mudando
|
|
Aprendendo
os costumes
|
|
|
Crescendo
com o outro
|
|
|
Reconhecer a diversidade religiosa
construindo o seu referencial de entendimento das diferenças para conviver
com elas respeitando-as.
|
O
valor da bondade
|
|
O
valor do trabalho solidário
|
|
|
Identificar os símbolos religiosos, das
diferentes religiões trabalhadas, construindo o seu referencial para
entendimento das diferenças respeitando-as.
|
O
valor do símbolo
|
|
Conhecer e reconhecer as diferentes
manifestações religiosas presentes na comunidade local, respeitando-as.
|
Gestos
que expressam alegria
|
|
Saber
ouvir e acolher
|
|
|
As
religiões e seus gestos
|
QUARTO ANO
|
||
PERÍODO
|
OBJETIVO
|
TEMA - CONTEÚDO
|
|
Refletir sobre a alteridade e o respeito às
diferenças, reconhecendo o direito a liberdade de expressão religiosa do
outro.
|
A
alegria de servir
|
|
O
respeito pelo semelhante
|
|
|
Unir
ou reunir: qual a diferença?
|
|
|
Identificar diferentes tradições
religiosas, reconhecendo sua importância.
|
A
beleza da criação
|
|
Nascimento,
um momento importante
|
|
|
O
surgimento de um líder religioso
|
|
|
Conhecer a espiritualidade presente nas
tradições religiosas, identificando-as como métodos e práticas de relação com
o sagrado
|
A
amizade com Deus
|
|
Oração,
uma forma de diálogo
|
|
|
A
natureza e a manifestação do sagrado
|
|
|
Identificar ritos e rituais, reconhecendo
sua importância e seu significado
|
A
importância das festas religiosas
|
|
Os
alimentos nas comunidades religiosas
|
|
|
Roupa,
um símbolo da comunidade religiosa
|
QUINTO ANO
|
||
PERÍODO
|
OBJETIVO
|
TEMA - CONTEÚDO
|
|
Conhecer os textos sagrados (de diferentes
religiões), percebendo-os como referenciais de ensinamento sobre a fé e a prática
religiosa.
|
Histórias
que nos ensinam
|
|
Tradição
escrita: registros de uma experiência
|
|
|
Aprendendo
a ler os textos sagrados.
|
|
|
Refletir sobre a alteridade e o respeito às
diferenças, reconhecendo o direito a liberdade de expressão religiosa do outro.
|
A
pessoa em busca de Deus
|
|
A
experiência religiosa como fonte de sabedoria
|
|
|
Os
profetas e as tradições religiosas
|
|
|
Identificar diferentes tradições
religiosas, reconhecendo sua importância.
|
O
que é cultura religiosa?
|
|
Expressões
religiosas na sociedade
|
|
|
Expressões
religiosas na vida das pessoas
|
|
|
Conhecer a espiritualidade presente nas
tradições religiosas, identificando-as como métodos e práticas de relação com
o sagrado
|
Virtudes
que ajudam a crescer como pessoa
|
|
Virtudes
que ajudam a construir o bem
|
|
|
Virtudes
que ajudam a construir o mundo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário