Segundo ano
Objetivo: Reconhecer ao outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas.
Tema/conteúdo: Partilhar e conviver
Justificativa:
Ninguém vive sozinho, nossa vida é permeada pela partilha, de espaços, de conhecimentos, de objetos, de alimentos, enfim, a boa convivência é feita de partilhas.
Atividades:
1. Refletindo sobre a palavra - CONVIVER
"(con.vi.ver)
v.
1. Viver na mesma comunidade ou residência de (uma pessoa, tendo contato com ela); ter convivência, intimidade [tr. + com : Convivi com meus primos por mais de dez anos (em uma mansão).]
2. Habitar ou partilhar o mesmo espaço; coexistir. [int. : No Pantanal, várias espécies convivem em harmonia: O bem e o mal convivem em cada um de nós.]
3. Ter certo tipo de relacionamento. [tr. + com : conviver mal com os colegas.] [int. : O casal convive em harmonia.]
4. Adaptar-se, ajustar-se a, ou aceitar (uma situação difícil, um mal). [tr. + com : Ele aprendeu a conviver com as dificuldades: Não é fácil conviver com a enxaqueca.]
[F.: Do lat. convivere.]"
(Estas informações são a título de curiosidade mas, é interessante pegar um dicionário e ler a definição para as crianças e discutir o que foi lido, isso incentiva a pesquisa e elas aprendem a função do dicionário)
2. Roda de conversa:
Agora que você já sabe o que é conviver, em que lugares aprendemos a conviver?
3. Reflexão
Existem maneiras certas e erradas de conviver? Vamos fazer duas listas elencando o que descobrimos?
(Estas listas devem ser feitas em um cartaz e afixadas na sala de aula para que as crianças possam relembrar e colocar em prática aquilos que aprenderam).
4. Atividade no caderno:
Pinte as figuras que mostram a boa convivência e faça um X sobre as imagens que mostram atitudes ruins na convivência escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário