Terceiro ano
Objetivo: Reconhecer a si mesmo e ao outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas.
Tema/conteúdo: Estou mudando
Justificativa:
As crianças estão em constante mudança, física e intelectual. Essas mudanças, por vezes, podem assustar as crianças ou causar estranhamento porém, é necessário tratá-las com naturalidade e compreender que elas são necessárias para a vida.
Atividades:
1. Leitura de texto - em cartaz, realizar a leitura coletiva fazendo apontamentos de acordo com a necessidade de cada turma. Afixar o cartaz na sala para que as crianças possam tirar suas dúvidas.
ESTOU
MUDANDO
TODOS
OS DIAS PERCEBEMOS QUE AS COISAS AO NOSSO REDOR MUDAM: OS MÓVEIS DA NOSSA CASA,
O CARRO DO VIZINHO, O SENTIDO DO TRÂNSITO, O CABELO DA AMIGA DA MAMÃE. ASSIM,
PODEMOS ENTENDER QUE MUDAR É DAR OU GANHAR UM NOVO ASPECTO E ISSO TAMBÉM
ACONTECE COM AS PESSOAS. NO SER HUMANO, ALGUMAS MUDANÇAS OCORREM RAPIDAMENTE,
COMO CORTAR O CABELO, QUE É UMA MUDANÇA NA APARÊNCIA, DEIXANDO A PESSOA MAIS
BONITA. MAS EM OUTROS ASPECTOS DE MUDANÇA, O PROCESSO É BEM MAIS LENTO, COMO
POR EXEMPLO, NO CRESCIMENTO.
PARA
PERCEBER O SEU CRESCIMENTO NO ASPECTO FÍSICO, BASTA OLHAR DESDE SUAS FOTOS DE
BEBÊ TÉ AS DE HOJE E PERCEBER QUANTAS MUDANÇAS OCORRERAM NO SEU CORPO.
VOCÊ
CRESCE EM SABEDORIA QUANDO ESTÁ EM CONTATO COM O CONHECIMENTO QUE É TRANSMITIDO
NA ESCOLA, PELOS PAIS E POR SUA COMUNIDADE RELIGIOSA.
JÁ
NO ASPECTO RELIGIOSO, CRESCEMOS QUANDO ESTUDAMOS, ENTENDEMOS E PRATICAMOS OS
ENSINAMENTOS DA RELIGIÃO À QUAL PERTENCEMOS, FICANDO MAIS PRÓXIMOS DE DEUS E
DAS OUTRAS PESSOAS.
É
IMPORTANTE LEMBRAR QUE AS PESSOAS CRESCEM EM MUITOS ASPECTOS, MAS NÃO CRESCEM IGUAIS;
POR ISSO PRECISAM SABER CONVIVER UMAS COM AS OUTRAS DE FORMA QUE ESTE
CRESCIMENTO SE COMPLETE NAS DIFERENÇAS QUE CADA UMA POSSUI E NO RESPEITO PELO
PROCESSO DE CRESCIMENTO.
2. Pesquisa de imagem:
Pesquisar em revistas, livros e jornais, imagens que mostrem as fases de desenvolvimento humano, vegetal e animal. Fazer a observação de que todos os seres vivos passam por mudanças e colar as imagens no caderno.
(Imagens apenas ilustrativas, incentive as crianças a buscar suas imagens)
3. Completar a tabela com base nas discussões realizadas em sala:
1. ESCREVA, DENTRO DOS QUADRADOS, COMO
PODEMOS CRESCER:
NO FÍSICO
|
NA SABEDORIA
|
NA RELIGIÃO
|
NA RELAÇÃO COM O
OUTRO
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário