Planejamento Anual de Ensino Religioso
(Karin Willms)
Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2º Os
sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes
denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino
religioso."
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3° Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3° Revogam-se as disposições em contrário.
Justificativa do Ensino Religioso
Art. 1º O
art. 33 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a
seguinte redação:
“Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, veda das quaisquer formas de proselitismo.”
Assim
também está disciplina visa a aceitação da escola e da comunidade de estudantes
de várias religiões sem distinção de nenhum, e prevê um nova sociedade onde
aceita as diferenças religiosas trazendo para dentro da sala de aula essa nova modalidade
de ensino evitando preconceitos, evidenciando um país Laico.
Nesta
compreensão o Ensino Religioso antecede e independe de qualquer opção por
religião. A releitura do fenômeno religioso a partir do convívio social dos
educandos constitui objeto de estudo desta área de conhecimento, na diversidade
cultural religiosa do Brasil sem priorizar uma ou outra expressão de
religiosidade.
Oferecer
o Ensino religioso nas escolas de sistematizada permite uma compreensão mais
critica do cidadão.
Objetivos específicos
·
Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos
que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas
percebidas no contexto do educando;
·
Subsidiar o educando na formulação do
questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente
informado;
·
Analisar o papel das tradições religiosas na
estruturação e manutenção das diferentes culturas e suas manifestações
socioculturais e econômicas;
·
Facilitar compreensão do significado das afirmações
e verdades da fé das tradições religiosas.
·
Refletir o sentido da atitude moral como
conseqüência da vivencia do fenômeno religioso e expressão da consciência e da
resposta pessoal e comunitária do ser humano.
Conceitos
Essenciais
Ser
humano
Conhecimento
revelado
Conhecimento
elaborado
Diversidades
das praticas
Conhecimento
de reintegração
Conteúdos
Propostos
1- Ser
humano
Conteúdos
estabelecidos a partir de:
·
A orientação para o relacionamento como o outro
respeitando a alteridade;
·
Conhecimento do conjunto de princípios de cada
tradição religiosa;
·
A fundamentação dos limites ético/morais proposto
pelas varias tradições religiosas.
2-
Conhecimentos revelados
Conteúdos
estabelecidos a partir de:
·
As formas de revelação do relevante ao espaço
sagrado;
·
Origem da autoridade da palavra revelada, segundo
as diversas tradições religiosas;
·
A revelação do transcendente, na visão das diversas
tradições religiosas;
·
As possíveis respostas norteadoras do sentido da
vida: a ressurreição, reencarnação, ancestralidade e a inexistência de vida
após a morte.
3-
Conhecimentos elaborados
Conteúdos
estabelecidos a partir de:
·
Revolução dos conhecimentos e das estruturas
religiosas no decorrer dos tempos (historia e tradição religiosa).
·
A função políticas das ideologias religiosas
(sociedade e tradição religiosa).
·
Determinação da tradição na construção mental do
inconsciente pessoal e coletiva (psicologia e tradição religiosa).
(Os conteúdos serão
adequados às faixas etárias de acordo com a sua capacidade de abstração e
compreensão.)
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