OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
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1.
Refletir sobre a alteridade e o respeito às diferenças,
reconhecendo o direito a liberdade de expressão religiosa do outro.
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Alteridade:
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A valorização de si mesmo e do outro.
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As pessoas e suas diferentes crenças.
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a diversidade das opções religiosas.
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Valores, comuns, que aproximam as pessoas de diferentes religiões.
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Verificar
se o estudante:
-
Reconhece o outro, vivenciando o respeito às diferenças religiosas no
convívio social.
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2.
Identificar as diferentes tradições religiosas,
reconhecendo sua importância.
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Tradições
religiosas:
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A religião no cotidiano.
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A pluralidade religiosa da comunidade local.
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A diversidade religiosa no Brasil (e no mundo).
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O diálogo inter-religioso.
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Verificar
se o estudante:
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Identifica a diversidade religiosa, demonstrando abertura de diálogo com
pessoas de outras crenças religiosas.
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3.
Conhecer textos sagrados (de diferentes religiões),
percebendo-os como referenciais de ensinamento sobre a fé e a prática das
tradições religiosas.
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Textos
Sagrados:
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O que são textos sagrados.
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Testos sagrados orais e escritos.
Mitos
da criação do mundo e do homem.
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Verificar
se o estudante:
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Reconhece os textos sagrados como referenciais de fé e de práticas
religiosas.
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4.
Conhecer a espiritualidade presente nas tradições
religiosas, identificando-as como métodos e práticas de relação com o
sagrado.
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Espiritualidade.
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As práticas religiosas no cotidiano das pessoas.
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Espiritualidade presente nas tradições religiosas.
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Verificar
se o estudante:
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Reconhece a espiritualidade presente nas tradições religiosas, analisando-as
enquanto métodos para relacionar-se com o sagrado.
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5.
Identificar ritos e rituais, reconhecendo sua
importância e seu significado.
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Ritos
e rituais.
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O significado dos ritos das tradições religiosas.
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Rituais de passagem, celebrativos e litúrgicos.
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Verificar
se o estudante:
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Identifica ritos e rituais das tradições religiosas, reconhecendo a
importancia do seu significado na vida dos adeptos.
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6.
Identificar espaços sagrados e sua função.
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Espaços
Sagrados:
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Espaços sagrados da comunidade local.
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Lugares de peregrinação no Brasil e no mundo.
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Verificar
se o estudante:
-
Identifica os espaços sagrados, reconhecendo sua função e significado.
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Este blog visa contribuir para o desenvolvimento das práticas de Ensino Religioso, nas escolas de Ensino Fundamental, sob a perspectiva da diversidade religiosa e cultural.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Planejamento anual CICLO II
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