O primeiro passo é observar, atentamente, os objetivos propostos pelo Currículo ou pela BNCC (no caso das instituições que não possuem um currículo próprio), verificando quantos objetivos de aprendizagem devem ser atingidos a cada ano. Bem como a complexidade de cada um. Este planejamento é necessário pois, este
é um processo de
racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a
atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores
e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que
acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas
e culturais. (LIBÂNEO, 1994, p. 222).
A seguir, observamos
um exemplo desta organização, lembrando que, a cada ano, o calendário pode
sofrer alterações de acordo com os feriados e datas de férias e recessos:
5.º ano - 2023 |
||
1.º trimestre |
2.º trimestre |
3.º trimestre |
10 aulas |
8 aulas |
8 aulas |
4 objetivos |
4 objetivos |
2 objetivos |
Sugestões de leitura para organizar o tempo e o planejamento:
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