Objetivo:
Reconhecer
algumas festas religiosas populares do contexto onde vive.
Conteúdo:
Festas religiosas populares da comunidade, em espaços de vivência e referência,
contemplando as quatro matrizes.
Critérios
de Ensino-aprendizagem: Descreve algumas festas religiosas
populares religiosas do contexto onde vive.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADE[1]
1. Apresentar
para as crianças vídeos (disponíveis no youtube)[2] de quatro festas
religiosas que acontecem em Curitiba: 1. Hana Matsuri (oriental), 2. Lavação
das Escadarias da Igreja do Rosário (afro), 3. Festa Junina (ocidental) e 4.
Visita dos indígenas Fulni-Ô (indígena). O professor pode apresentar outras
festas, de acordo com o trabalho.
2. Pedir
que as crianças observem o que todas as festas apresentadas têm em comum. A
ideia é que eles percebam a presença da música.
3. Apresentar
diferentes instrumentos musicais utilizados nessas festas, bem como outros
elementos presentes.
4. Confeccionar,
com materiais recicláveis, instrumentos musicais que aparecem nas festas como:
violão, tambor, chocalho, etc.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=SRe6MYMXGSY
Nenhum comentário:
Postar um comentário