Curitiba,
desde a sua fundação, têm sido a morada de pessoas das mais diversas culturas e
etnias. Isso confere a cidade um charme especial marcado pelas praças, parques
e monumentos erguidos em homenagem à esses povos que tanto contribuíram para a
formação e crescimento da cidade.
Esses
povos, trouxeram na bagagem seus objetos pessoais, memórias e também a sua
religiosidade, fundando aqui templos, mesquitas, sinagogas, igrejas, terreiros
e todo tipo de espaços de louvor e reunião.
Os
conteúdos do componente curricular Ensino Religioso tem como função apresentar
às crianças de nossa cidade a diversidade religiosa e cultural que compõem a
cena curitibana. Um dos conteúdos, “Lugares Sagrados” apresenta a beleza dos
espaços destinados aos cultos e reuniões das quatro matrizes que compõem a
religiosidade de nosso povo. Assim, explorar estes lugares traz à criança a
possibilidade de conhecer diferentes culturas e ampliar os horizontes.
1. Apresentar
às crianças diferentes espaços de Curitiba, que são destinados à reuniões e
cultos em Curitiba.
2. Contextualizar
a origem da religião que se organiza naquele espaço, bem como a chegada de seus
seguidores à cidade de Curitiba.
3. Construir
maquetes desses espaços para exposição na escola (com ciclo II e ciclo III).
4. Construir
jogos de percurso sobre os lugares sagrados de Curitiba (terceiro ano).
5. Construir
jogos de memória com imagens dos lugares sagrados de Curitiba (segundo ano).
6. Construir
quebra-cabeças com imagens dos lugares sagrados de Curitiba (primeiro ano).
Exemplos de lugares sagrados em Curitiba
Disponível em: http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/10404/download10404.pdf
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