Objetivo: Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento entre as diferenças.
Desenvolvimento:
1. Pedir que cada criança imagine sua casa e as coisas que tem nos arredores. Depois, cada um deve representar isso através de desenho:
2. Pedir que as crianças tentem se lembrar se neste trajeto existe algum lugar de culto (igreja, sinagoga, templo, terreiro, bosque etc.) e a qual organização religiosa pertence.
3. Mostrar um mapa (do google maps) do entorno da escola, destacando os lugares sagrados. Perguntar às crianças se eles conhecem ou frequentam algum destes lugares ou se sabem o que são.
4. Roda de conversa:
Como a escola se "organiza"? Por que as crianças são divididas em salas? Como é essa divisão?
Assim como na escola, na vida religiosa as pessoas se organizam. Na escola se organizam de acordo com a idade e com as coisas que precisam aprender. Na religião se organizam de acordo com as coisas em que acreditam.
5. Para finalizar pode-se colorir a imagem abaixo e colar no caderno, ou criar uma imagem em grupo para colar em um cartaz.
Blog maravilhoso! Vou utilizar a atividade de respeito aos idosos com meus alunos do 1º ano!
ResponderExcluirAdorei. Parabéns
ResponderExcluir