quarta-feira, 8 de abril de 2015

TRADIÇÕES RELIGIOSAS - PARTE I, CICLO I

1o. ANO

OBJETIVO: Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.

CONTEÚDO: A religião na vida das pessoas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

- Caminhar, pelo espaço escolar, procurando elementos religiosos.
- Registrar, por meio de desenho, os elementos encontrados.
- Observar elementos religiosos que fazem parte de nosso vestuário e/ou objetos de uso diário.





2o. ANO

OBJETIVO: Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.

CONTEÚDO: A religião na vida das pessoas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: - Roda de conversa: sua família possui hábitos religiosos? Quais?
- Fazer um cartaz coletivo com os principais hábitos apontados pelas crianças, este cartaz pode ser feito em forma de gráfico.



3o. ANO

OBJETIVO: Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.

CONTEÚDO: A religião na vida das pessoas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE:
- Qual a função da religião na vida das pessoas? Por que surgiram as religiões? – discutir isso em roda de conversa.

(Aqui o ideal é deixar que as crianças se expressem e falem o que pensam, após a fala de todas as crianças, o professor deverá falar sobre o ponto de vista científico. Esse ponto de vista também poderá ser discutido e questionado pela turma)

Texto de apoio para o professor:

Resultado de imagem para o que é religião
A importância da espiritualidade e da religiosidade na vida das pessoas 
É importante que todos tenham uma crença, uma fé. A iniciação deve começar desde cedo, pois permitirá um crescente desenvolvimento ao longo da vida do indivíduo.
O ser humano está em constante desenvolvimento, quer no aspecto biológico, como no psicológico e assim também deve ser no espiritual.Se é importante cuidar da saúde, da alimentação, para ter uma vida saudável, há que se desenvolver, no indivíduo aquilo que diz respeito à espiritualidade e também à religiosidade.
Proporcionar o desenvolvimento da religiosidade implica em promover a qualidade e a expectativa de vida, principalmente no que se refere aos idosos. Através da religião muitos aspectos podem se aprimorados, como tolerância, aceitação das várias etapas pelas quais o indivíduo passa, de modo a fazê-lo com mais serenidade.
A espiritualidade não está, necessariamente, ligada a uma religião específica, mas sim ao modo como o indivíduo procura viver, se relacionar, atuar na família ou na sociedade, buscando proporcionar a si e aos que o cercam ambientes agradáveis, equilibrados, serenos onde seja prazeroso permanecer, se relacionar, trocar experiências, com prevalência da amizade, do amor, do respeito, do carinho, do bom humor, da solidariedade o que facilitará a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes credos.
Como o ser humano é um ser social, vive em comunidade, essa vivência em grupo tende a se intensificar na terceira idade, pois nesta fase, estimula-se cada vez mais a inserção em grupos para superação de perdas advindas da fase em questão como perda do cônjuge, afastamento de filhos que formaram novos lares, aposentadoria, ausência de outros membros da família. A espiritualidade e a religiosidade vão fazer com que estes laços sejam mais fortalecidos.
A espiritualidade e a religiosidade auxiliam o indivíduo a se aprimorar através de atitudes solidárias, que promovam valores éticos e morais bem como melhoram as relações interpessoais.
A prática de ações que proporcionem bem estar ao indivíduo, tenderá a elevar sua autoestima, o que é fator de grande importância na obtenção e manutenção da qualidade de vida.Podemos dizer que através da religiosidade é possível ter motivação para viver e enfrentar dificuldades, superar com mais facilidade desafios e manter-se emocionalmente saudável. (Isabel Vargas em:http://www.gostodeler.com.br/materia/9042/A_import%C3%A2ncia_d.html)

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