segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PLANO ANUAL - CICLO II

QUARTO ANO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Refletir sobre a alteridade e o respeito às diferenças, reconhecendo o direito à liberdade de expressão religiosa.
ALTERIDADE
A valorização de si mesmo e do outro
Assistir ao vídeo “Mendigo dividindo comida”[1]. Permitir que cada criança expresse o que sentiu ao ver o vídeo.
Verificar se o estudante:


- Reconhece o outro, vivenciando o respeito às diferenças religiosas no convívio social.
As pessoas e suas diferentes crenças
Imprimir o relato das crianças da reportagem da folha online, pedir que, baseado no texto, cada criança faça um desenho. Depois disto passar o vídeo da reportagem.[2]
A diversidade das opções religiosas
Pesquisar, entre funcionários e alunos, qual a religião que professam. Fazer um gráfico das religiões que fazem parte da comunidade escolar.
Valores que aproximam as pessoas de diferentes religiões
Perguntar à pessoas de diferentes religiões, qual é o principal ensinamento de sua tradição religiosa. Fazer um quadro comparativo entre as respostas que se repetem.
2.    Identificar as diferentes tradições religiosas, reconhecendo a importância da religião na vida das pessoas
TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A religião no cotidiano
Fazer uma lista com todas as expressões (de fala) que utilizamos diariamente e que fazem menção à alguma religião.
Verificar se o estudante:
- Identifica a diversidade  religiosa na realidade em que vive, demonstrando abertura ao diálogo com pessoas de outras crenças religiosas (de matrizes africana, indígena, ocidental e oriental?)
- Aponta a influência de povos indígenas na formação de diferentes religiões.
- Indica a influência de povos africanos na formação de diferentes religiões?
- Exemplifica a influencia de povos europeus na formação de diferentes religiões?
- Aponta a influencia de povos asiáticos na formação de diferentes religiões?
A pluralidade religiosa em nossa comunidade
Promover visitas à espaços sagrados que compõem o entorno da escola.
A diversidade religiosa no Brasil
Pesquisar, na internet, as religiões presentes no território nacional. Confeccionar um mapa gráfico das religiões presentes em cada Estado.
O diálogo inter-religioso
Observar os ensinamentos de um líder de cada matriz religiosa identificando os valores comuns.
3.    Conhecer os textos sagrados, percebendo-os como referenciais de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas
TEXTOS SAGRADOS
O que são textos sagrados
Explorar o infográfico disponível no site da seed.[3]
Produzir materiais como livretos e cartazes para distribuir pela escola a fim de que outras pessoas conheçam estes textos.
Verificar se o estudante:

- Reconhece os textos sagrados de religiões das diferentes matrizes como referenciais de ensinamentos de fé e prática das tradições religiosas?
Textos sagrados orais e escritos, entre outros
Mitos da criação do mundo e do homem
Assistir aos vídeos disponíveis no livro “mitologia dos 4 elementos”[4]
4. Conhecer as principais espiritualidades de algumas tradições religiosas, identificando-as como métodos e práticas de relação com o sagrado.
ESPIRITUALIDADES
- As práticas religiosas no cotidiano das pessoas.
Ler, com as crianças, explicando cada ponto do texto[5]. Permitir que as crianças exponham suas dúvidas e sua opinião sobre o que foi lido.
Verificar se o estudante:

- Conhece algumas espiritualidades de diversas religiões e identifica o seu significados na vida das pessoas?
- Espiritualidades das tradições religiosas
5. Identificar ritos e rituais, reconhecendo a importância de seu significado cultural.
RITOS E RITUAIS
- O significado dos ritos nas tradições religiosas.
Pedir que cada aluno fale ou escreva o que entende por rito e ritual. Depois, pesquisar no dicionário o significado destas palavras. Comparar o que foi dito com o que diz o dicionário.
Verificar se o estudante:

- Identifica ritos e rituais de algumas tradições religiosas e seus significados.
- Rituais de passagem, celebrativos e litúrgicos.
Assistir ao vídeo: Aventura Selvagem – ritual dos índios saaré-mawé[6].
Discutir a cerca da religiosidade presente nestes rituais.
6. Identificar espaços sagrados, analisando sua função.
ESPAÇOS SAGRADOS
- Espaços sagrados da comunidade.
Pedir que os alunos façam, com o auxílio de seus pais, uma maquete do espaço sagrado mais próximo de sua casa.
Verificar se o estudante:

- Descreve espaços sagrados de diferentes religiões e suas funções.
- Lugares de peregrinação do Brasil e do mundo.
Pesquisar, na internet[7] os lugares de peregrinação religiosa, no Brasil e no mundo. Propor que as crianças façam cartazes com o resultado das pesquisas e, junto com as maquetes, realizem uma exposição para as crianças e pais.



[1] Disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hPYv7RYAWho
[2] http://www1.folha.uol.com.br/serafina/2014/12/1560920-criancas-de-9-religioes-diferentes-desenham-seu-jeito-de-encarar-deus.shtml
[3] http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/arquivos/File/simuladores/inicio.swf
[4] A escola recebeu este material da Secretaria de Educação, autora Cleo Busatto.
[5] http://ddsonline.com.br/dds-temas/saude/635-a-pratica-religiosa-e-seus-beneficios-para-a-saude.html
[6] https://www.youtube.com/watch?v=976esPbKQcE
[7] Com o auxílio dos netbooks.

QUINTO ANO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Refletir sobre a alteridade e o respeito às diferenças, reconhecendo o direito à liberdade de expressão religiosa.
ALTERIDADE
A valorização de si mesmo e do outro
Promover uma roda de dança circular, com a música “Eu morava na areia, sereia”[1]. Pedir que as crianças observem a importância de cada um para que a roda aconteça.
Verificar se o estudante:


- Compreende que a boa convivência ente pessoas de diferentes crenças se fundamenta na alteridade, no respeito e no diálogo inter-religioso.
As pessoas e suas diferentes crenças
Realizar uma pesquisa de campo, no entorno da escola, para saber quais as religiões presentes na comunidade escolar.
A diversidade das opções religiosas
Observar os gráficos das religiões no Brasil e no Mundo.[2]Analisar os gráficos e pesquisar quantas religiões existem no mundo.
Valores que aproximam as pessoas de diferentes religiões
Assistir ao vídeo[3], propor que as crianças pesquisem o que diferentes religiões falam sobre os valores citados. Estimular os alunos a produzirem, em grupos, vídeos com o resultado de sua pesquisa.
2.    Identificar as diferentes tradições religiosas, reconhecendo a importância da religião na vida das pessoas
TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A religião no cotidiano
Buscar, entre os alunos e funcionários, objetos e expressões (de fala) cotidianos, que façam menção religiosa. Explorar o resultado em uma roda de conversa.
Verificar se o estudante:
- Identifica a diversidade  religiosa na realidade em que vive, demonstrando abertura ao diálogo com pessoas de outras crenças religiosas (de matrizes africana, indígena, ocidental e oriental?)
- Aponta a influência de povos indígenas na formação de diferentes religiões.
- Indica a influência de povos africanos na formação de diferentes religiões?
- Exemplifica a influencia de povos europeus na formação de diferentes religiões?
- Aponta a influencia de povos asiáticos na formação de diferentes religiões?
A pluralidade religiosa em nossa comunidade

A diversidade religiosa no Brasil

O diálogo inter-religioso
Observar as imagens da festa de São Benedito, na cidade da Lapa (em anexo) e fazer a leitura da imagem.
3.    Conhecer os textos sagrados, percebendo-os como referenciais de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas
TEXTOS SAGRADOS
O que são textos sagrados
Discutir com os alunos o conceito de sagrado.
Verificar se o estudante:

- Relata sobre os textos sagrados, identificando neles a linguagem mítico-simbólica.
Textos sagrados orais e escritos, entre outros.
Trazer imagens e pequenos trechos de textos sagrados das quatro matrizes religiosas para apreciação.
Mitos da criação do mundo e do homem
Assistir a quatro vídeos[4] sobre a criação do mundo (um de cada matriz religiosa). Fazer uma breve discussão, dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá dramatizar uma das historias.
4. Conhecer as principais espiritualidades de algumas tradições religiosas, identificando-as como métodos e práticas de relação com o sagrado.
ESPIRITUALIDADES
- As práticas religiosas no cotidiano das pessoas.
Produção de texto:
Por que a religião é importante na vida das pessoas?
Verificar se o estudante:

- Conhece algumas espiritualidades de diversas religiões e identifica o seu significado na vida das pessoas.

- Analisa as espiritualidades de algumas tradições religiosas, como métodos e práticas que permitem a relação com o sagrado.
- Espiritualidades das tradições religiosas
Discutir o que é tradição e por que razão ela se repete no âmbito religioso.
5. Identificar ritos e rituais, reconhecendo a importância de seu significado cultural.
RITOS E RITUAIS
- O significado dos ritos nas tradições religiosas.
Buscar no dicionário, o que é rito e ritual.
Verificar se o estudante:

- Identifica diferentes tipos de rituais em tradições religiosas.

- Analisa os significados de diferentes tipos de rituais em tradições religiosas na vida dos adeptos.
- Rituais de passagem, celebrativos e litúrgicos.
Pesquisar o casamento nas diferentes religiões. Confeccionar um jogo de memória sobre os diferentes rituais de casamento e os símbolos envolvidos.
6. Identificar espaços sagrados, analisando sua função.
ESPAÇOS SAGRADOS
- Espaços sagrados da comunidade.
Pedir que as crianças, com o auxílio de seus celulares, câmeras fotográficas, etc. tragam imagens de espaços sagrados do entorno da escola.[5]
Verificar se o estudante:

- Identifica espaços sagrados presentes na sua comunidade.

- Relaciona os espaços sagrados com o significado de sua arquitetura e paisagem religiosa.
- Lugares de peregrinação do Brasil e do mundo.
Discutir o conceito de peregrinação com as crianças. Trazer imagens de locais de peregrinação e pedir que as crianças identifiquem a qual religião cada local pertence (fazer isso em forma de gincana).


[1] Música e coreografia: https://www.youtube.com/watch?v=Jdx3kigK9vE
[3]https://www.youtube.com/watch?v=ZU6JfQ3a7qM
[5] Comunicar a EPA sobre a atividade para que as crianças possam trazer o celular para a aula.

ANEXO


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