QUARTO ANO
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OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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SUGESTÃO DE
ATIVIDADE
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CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
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1.
Refletir sobre a alteridade e o respeito às diferenças,
reconhecendo o direito à liberdade de expressão religiosa.
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ALTERIDADE
A
valorização de si mesmo e do outro
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Assistir
ao vídeo “Mendigo dividindo comida”[1]. Permitir que cada criança
expresse o que sentiu ao ver o vídeo.
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Verificar
se o estudante:
-
Reconhece o outro, vivenciando o respeito às diferenças religiosas no
convívio social.
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As
pessoas e suas diferentes crenças
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Imprimir
o relato das crianças da reportagem da folha online, pedir que, baseado no
texto, cada criança faça um desenho. Depois disto passar o vídeo da
reportagem.[2]
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A
diversidade das opções religiosas
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Pesquisar,
entre funcionários e alunos, qual a religião que professam. Fazer um gráfico
das religiões que fazem parte da comunidade escolar.
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Valores
que aproximam as pessoas de diferentes religiões
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Perguntar
à pessoas de diferentes religiões, qual é o principal ensinamento de sua
tradição religiosa. Fazer um quadro comparativo entre as respostas que se repetem.
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2.
Identificar as diferentes tradições religiosas,
reconhecendo a importância da religião na vida das pessoas
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TRADIÇÕES
RELIGIOSAS
A
religião no cotidiano
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Fazer
uma lista com todas as expressões (de fala) que utilizamos diariamente e que
fazem menção à alguma religião.
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Verificar
se o estudante:
-
Identifica a diversidade religiosa na
realidade em que vive, demonstrando abertura ao diálogo com pessoas de outras
crenças religiosas (de matrizes africana, indígena, ocidental e oriental?)
-
Aponta a influência de povos indígenas na formação de diferentes religiões.
-
Indica a influência de povos africanos na formação de diferentes religiões?
-
Exemplifica a influencia de povos europeus na formação de diferentes
religiões?
-
Aponta a influencia de povos asiáticos na formação de diferentes religiões?
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A
pluralidade religiosa em nossa comunidade
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Promover
visitas à espaços sagrados que compõem o entorno da escola.
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A
diversidade religiosa no Brasil
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Pesquisar,
na internet, as religiões presentes no território nacional. Confeccionar um
mapa gráfico das religiões presentes em cada Estado.
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O
diálogo inter-religioso
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Observar
os ensinamentos de um líder de cada matriz religiosa identificando os valores
comuns.
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3.
Conhecer os textos sagrados, percebendo-os como
referenciais de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas
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TEXTOS SAGRADOS
O
que são textos sagrados
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Explorar
o infográfico disponível no site da seed.[3]
Produzir
materiais como livretos e cartazes para distribuir pela escola a fim de que
outras pessoas conheçam estes textos.
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Verificar
se o estudante:
-
Reconhece os textos sagrados de religiões das diferentes matrizes como
referenciais de ensinamentos de fé e prática das tradições religiosas?
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Textos
sagrados orais e escritos, entre outros
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Mitos
da criação do mundo e do homem
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Assistir
aos vídeos disponíveis no livro “mitologia dos 4 elementos”[4]
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4.
Conhecer as principais espiritualidades de algumas tradições religiosas, identificando-as
como métodos e práticas de relação com o sagrado.
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ESPIRITUALIDADES
-
As práticas religiosas no cotidiano das pessoas.
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Ler,
com as crianças, explicando cada ponto do texto[5]. Permitir que as
crianças exponham suas dúvidas e sua opinião sobre o que foi lido.
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Verificar
se o estudante:
-
Conhece algumas espiritualidades de diversas religiões e identifica o seu
significados na vida das pessoas?
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-
Espiritualidades das tradições religiosas
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5.
Identificar ritos e rituais, reconhecendo a importância de seu significado
cultural.
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RITOS E RITUAIS
-
O significado dos ritos nas tradições religiosas.
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Pedir
que cada aluno fale ou escreva o que entende por rito e ritual. Depois,
pesquisar no dicionário o significado destas palavras. Comparar o que foi
dito com o que diz o dicionário.
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Verificar
se o estudante:
-
Identifica ritos e rituais de algumas tradições religiosas e seus
significados.
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-
Rituais de passagem, celebrativos e litúrgicos.
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Assistir
ao vídeo: Aventura Selvagem – ritual dos índios saaré-mawé[6].
Discutir
a cerca da religiosidade presente nestes rituais.
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6.
Identificar espaços sagrados, analisando sua função.
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ESPAÇOS SAGRADOS
-
Espaços sagrados da comunidade.
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Pedir
que os alunos façam, com o auxílio de seus pais, uma maquete do espaço
sagrado mais próximo de sua casa.
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Verificar
se o estudante:
-
Descreve espaços sagrados de diferentes religiões e suas funções.
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-
Lugares de peregrinação do Brasil e do mundo.
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Pesquisar,
na internet[7]
os lugares de peregrinação religiosa, no Brasil e no mundo. Propor que as
crianças façam cartazes com o resultado das pesquisas e, junto com as
maquetes, realizem uma exposição para as crianças e pais.
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[1]
Disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hPYv7RYAWho
[2] http://www1.folha.uol.com.br/serafina/2014/12/1560920-criancas-de-9-religioes-diferentes-desenham-seu-jeito-de-encarar-deus.shtml
[3] http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/arquivos/File/simuladores/inicio.swf
[4] A
escola recebeu este material da Secretaria de Educação, autora Cleo Busatto.
[5] http://ddsonline.com.br/dds-temas/saude/635-a-pratica-religiosa-e-seus-beneficios-para-a-saude.html
[6] https://www.youtube.com/watch?v=976esPbKQcE
[7]
Com o auxílio dos netbooks.
QUINTO ANO
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OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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SUGESTÃO DE
ATIVIDADE
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CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
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1.
Refletir sobre a alteridade e o respeito às diferenças,
reconhecendo o direito à liberdade de expressão religiosa.
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ALTERIDADE
A
valorização de si mesmo e do outro
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Promover
uma roda de dança circular, com a música “Eu morava na areia, sereia”[1]. Pedir que as crianças
observem a importância de cada um para que a roda aconteça.
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Verificar
se o estudante:
-
Compreende que a boa convivência ente pessoas de diferentes crenças se
fundamenta na alteridade, no respeito e no diálogo inter-religioso.
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As
pessoas e suas diferentes crenças
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Realizar
uma pesquisa de campo, no entorno da escola, para saber quais as religiões
presentes na comunidade escolar.
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A
diversidade das opções religiosas
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Observar
os gráficos das religiões no Brasil e no Mundo.[2]Analisar os gráficos e
pesquisar quantas religiões existem no mundo.
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Valores
que aproximam as pessoas de diferentes religiões
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Assistir
ao vídeo[3], propor que as crianças
pesquisem o que diferentes religiões falam sobre os valores citados.
Estimular os alunos a produzirem, em grupos, vídeos com o resultado de sua
pesquisa.
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2.
Identificar as diferentes tradições religiosas,
reconhecendo a importância da religião na vida das pessoas
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TRADIÇÕES
RELIGIOSAS
A
religião no cotidiano
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Buscar,
entre os alunos e funcionários, objetos e expressões (de fala) cotidianos,
que façam menção religiosa. Explorar o resultado em uma roda de conversa.
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Verificar
se o estudante:
-
Identifica a diversidade religiosa na
realidade em que vive, demonstrando abertura ao diálogo com pessoas de outras
crenças religiosas (de matrizes africana, indígena, ocidental e oriental?)
-
Aponta a influência de povos indígenas na formação de diferentes religiões.
-
Indica a influência de povos africanos na formação de diferentes religiões?
-
Exemplifica a influencia de povos europeus na formação de diferentes
religiões?
-
Aponta a influencia de povos asiáticos na formação de diferentes religiões?
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A
pluralidade religiosa em nossa comunidade
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A
diversidade religiosa no Brasil
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O
diálogo inter-religioso
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Observar
as imagens da festa de São Benedito, na cidade da Lapa (em anexo) e fazer a leitura
da imagem.
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3.
Conhecer os textos sagrados, percebendo-os como
referenciais de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas
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TEXTOS SAGRADOS
O
que são textos sagrados
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Discutir
com os alunos o conceito de sagrado.
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Verificar
se o estudante:
-
Relata sobre os textos sagrados, identificando neles a linguagem
mítico-simbólica.
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Textos
sagrados orais e escritos, entre outros.
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Trazer
imagens e pequenos trechos de textos sagrados das quatro matrizes religiosas
para apreciação.
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Mitos
da criação do mundo e do homem
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Assistir
a quatro vídeos[4]
sobre a criação do mundo (um de cada matriz religiosa). Fazer uma breve
discussão, dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo deverá dramatizar uma
das historias.
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4.
Conhecer as principais espiritualidades de algumas tradições religiosas,
identificando-as como métodos e práticas de relação com o sagrado.
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ESPIRITUALIDADES
-
As práticas religiosas no cotidiano das pessoas.
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Produção
de texto:
Por
que a religião é importante na vida das pessoas?
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Verificar
se o estudante:
-
Conhece algumas espiritualidades de diversas religiões e identifica o seu significado
na vida das pessoas.
-
Analisa as espiritualidades de algumas tradições religiosas, como métodos e
práticas que permitem a relação com o sagrado.
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-
Espiritualidades das tradições religiosas
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Discutir
o que é tradição e por que razão ela se repete no âmbito religioso.
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5.
Identificar ritos e rituais, reconhecendo a importância de seu significado
cultural.
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RITOS E RITUAIS
-
O significado dos ritos nas tradições religiosas.
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Buscar
no dicionário, o que é rito e ritual.
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Verificar
se o estudante:
-
Identifica diferentes tipos de rituais em tradições religiosas.
-
Analisa os significados de diferentes tipos de rituais em tradições
religiosas na vida dos adeptos.
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Rituais de passagem, celebrativos e litúrgicos.
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Pesquisar
o casamento nas diferentes religiões. Confeccionar um jogo de memória sobre
os diferentes rituais de casamento e os símbolos envolvidos.
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6.
Identificar espaços sagrados, analisando sua função.
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ESPAÇOS SAGRADOS
-
Espaços sagrados da comunidade.
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Pedir
que as crianças, com o auxílio de seus celulares, câmeras fotográficas, etc.
tragam imagens de espaços sagrados do entorno da escola.[5]
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Verificar
se o estudante:
-
Identifica espaços sagrados presentes na sua comunidade.
-
Relaciona os espaços sagrados com o significado de sua arquitetura e paisagem
religiosa.
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-
Lugares de peregrinação do Brasil e do mundo.
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Discutir
o conceito de peregrinação com as crianças. Trazer imagens de locais de
peregrinação e pedir que as crianças identifiquem a qual religião cada local
pertence (fazer isso em forma de gincana).
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[1]
Música e coreografia: https://www.youtube.com/watch?v=Jdx3kigK9vE
[3]https://www.youtube.com/watch?v=ZU6JfQ3a7qM
Mitologia chinesa: https://www.youtube.com/watch?v=7I6CJLYEiVU
Mitologia Yorubá: https://www.youtube.com/watch?v=cxQsf8iqMpE
Mitologia Marajoara: https://www.youtube.com/watch?v=xSbPCB52lkg
[5]
Comunicar a EPA sobre a atividade para que as crianças possam trazer o celular
para a aula.
ANEXO
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