segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PLANO ANUAL PARA 2015 - com sugestões de atividades

PRIMEIRO ANO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Reconhecer o outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas
ALTERIDADE
Eu e os outro somos nós
Roda de leitura:
- “Minhas contas”
- Brincadeira do espelho
Verificar se o estudante:



- Identifica as diferenças pessoais, culturais, étnicas e religiosas, vivenciando o respeito às pessoas?



- Compreende que na sociedade em que vive, as pessoas podem seguir ou não uma determinada crença religiosa?
Cada um tem o seu jeito de ser e de acreditar
- Confecção de um livro de imagens baseado no livro “Diversidade” de Tatiana Belinky
As diferenças religiosas
- Pesquisa, com as famílias, sobre sua religião
- Construção de um gráfico com as religiões da turma
A riqueza das diferenças religiosas
- Observar imagens de diferentes espaços, rituais e vestimentas religiosas.
- Registrar em forma de desenho a diversidade observada.
2.    Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A religião na vida das pessoas.
- Caminhar, pelo espaço escolar, procurando elementos religiosos.
- Registrar, por meio de desenho, os elementos encontrados.
Verificar se o estudante:



- Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano e vivencia gestos de solidariedade para com os outros?
As tradições religiosas de nossa comunidade.
- Roda de conversa sobre os espaços sagrados que compõem a comunidade entorno da escola.
- Apresentar fotos das tradições religiosas presentes no entorno da escola.
As religiões e a prática do bem (caridade, solidariedade, etc.)
- Roda de leitura:
“O tigre, o leão e o sábio”
3.    Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados.
SÍMBOLOS RELIGIOSOS
O que são símbolos religiosos.
- Roda de leitura “As viagens do bonequinho do banheiro” – Ziraldo
- Recorte e colagem de diferentes símbolos encontrados em revistas, livros e jornais.
Verificar se o estudante:

- Identifica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
- Aponta símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Símbolos religiosos na vida das pessoas.
- Ver o filme “O segredo dos cinco furiosos” e observar que aparecem símbolos religiosos em quadros, roupas, acessórios, etc.
Principais símbolos de algumas religiões.
- Jogo de memória gigante.
- Separação de símbolos religiosos e seculares.
4. Conhecer alguns espaços sagrados existentes na comunidade, identificando a função desses espaços.
ESPAÇOS SAGRADOS
O que são espaços sagrados.
- Assistir ao trecho do filme “Kung Fu panda”, que fala sobre o pessegueiro sagrado.
- Roda de conversa: o que é sagrado?
Verificar se o estudante:

- Identifica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Aponta espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Espaços sagrados da comunidade.
- Confecção, com o auxílio dos pais, de maquetes de espaços sagrados.
- Realizar uma exposição com as maquetes, no pátio da escola, para que pais, alunos e funcionários tenham acesso à informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário