PRIMEIRO ANO
|
|||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
SUGESTÃO DE
ATIVIDADE
|
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
|
1.
Reconhecer o outro, refletindo e vivenciando o diálogo
e o respeito às diferenças religiosas
|
ALTERIDADE
Eu
e os outro somos nós
|
Roda
de leitura:
-
“Minhas contas”
-
Brincadeira do espelho
|
Verificar
se o estudante:
-
Identifica as diferenças pessoais, culturais, étnicas e religiosas,
vivenciando o respeito às pessoas?
-
Compreende que na sociedade em que vive, as pessoas podem seguir ou não uma
determinada crença religiosa?
|
Cada
um tem o seu jeito de ser e de acreditar
|
-
Confecção de um livro de imagens baseado no livro “Diversidade” de Tatiana
Belinky
|
||
As
diferenças religiosas
|
-
Pesquisa, com as famílias, sobre sua religião
-
Construção de um gráfico com as religiões da turma
|
||
A
riqueza das diferenças religiosas
|
-
Observar imagens de diferentes espaços, rituais e vestimentas religiosas.
-
Registrar em forma de desenho a diversidade observada.
|
||
2.
Reconhecer a diversidade religiosa presente na
realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das
diferenças.
|
TRADIÇÕES
RELIGIOSAS
A
religião na vida das pessoas.
|
-
Caminhar, pelo espaço escolar, procurando elementos religiosos.
-
Registrar, por meio de desenho, os elementos encontrados.
|
Verificar
se o estudante:
-
Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano e vivencia
gestos de solidariedade para com os outros?
|
As
tradições religiosas de nossa comunidade.
|
-
Roda de conversa sobre os espaços sagrados que compõem a comunidade entorno
da escola.
-
Apresentar fotos das tradições religiosas presentes no entorno da escola.
|
||
As
religiões e a prática do bem (caridade, solidariedade, etc.)
|
-
Roda de leitura:
“O
tigre, o leão e o sábio”
|
||
3.
Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a
relação de seus significados.
|
SÍMBOLOS RELIGIOSOS
O
que são símbolos religiosos.
|
-
Roda de leitura “As viagens do bonequinho do banheiro” – Ziraldo
-
Recorte e colagem de diferentes símbolos encontrados em revistas, livros e
jornais.
|
Verificar
se o estudante:
-
Identifica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena,
ocidental e oriental?
-
Indica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena,
ocidental e oriental?
-
Aponta símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena,
ocidental e oriental?
|
Símbolos
religiosos na vida das pessoas.
|
-
Ver o filme “O segredo dos cinco furiosos” e observar que aparecem símbolos
religiosos em quadros, roupas, acessórios, etc.
|
||
Principais
símbolos de algumas religiões.
|
-
Jogo de memória gigante.
-
Separação de símbolos religiosos e seculares.
|
||
4.
Conhecer alguns espaços sagrados existentes na comunidade, identificando a
função desses espaços.
|
ESPAÇOS SAGRADOS
O
que são espaços sagrados.
|
-
Assistir ao trecho do filme “Kung Fu panda”, que fala sobre o pessegueiro
sagrado.
-
Roda de conversa: o que é sagrado?
|
Verificar
se o estudante:
-
Identifica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena,
ocidental e oriental?
-
Indica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena,
ocidental e oriental?
-
Aponta espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena,
ocidental e oriental?
|
Espaços
sagrados da comunidade.
|
-
Confecção, com o auxílio dos pais, de maquetes de espaços sagrados.
-
Realizar uma exposição com as maquetes, no pátio da escola, para que pais,
alunos e funcionários tenham acesso à informação.
|
Este blog visa contribuir para o desenvolvimento das práticas de Ensino Religioso, nas escolas de Ensino Fundamental, sob a perspectiva da diversidade religiosa e cultural.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
PLANO ANUAL PARA 2015 - com sugestões de atividades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Esta é, sem dúvidas, uma das religiões mais difíceis de encontrarmos materiais. Na verdade não encontramos nada diretamente ligado à religiã...
Nenhum comentário:
Postar um comentário