Após a contação de história (O nascimento de um rio), roda de conversa, explicação dos nomes, apresentação das imagens referentes às divindades apresentadas no texto, as crianças dos segundos anos produziram, em sala de aula, maquetes para contar a história através do desenho.
Este blog visa contribuir para o desenvolvimento das práticas de Ensino Religioso, nas escolas de Ensino Fundamental, sob a perspectiva da diversidade religiosa e cultural.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
O NASCIMENTO DE UM RIO - entendo os nomes
OLORUM
não é um orixá, mas, sim, a representação do criador de todas as coisas, o dono do céu, ORUM, e criador da terra. Olorum é o Deus Pai criador de tudo e de todos.
ORIXÁS
também conhecidos como "encantados", são a representação das forças da natureza. Apresentam características humanas como: sentimentos, noção de tempo, vontade própria e atividade no mundo.
OXUMARÉ
orixá representado pelo arco-íris, é a própria mobilidade e senhor de tudo o que é alongado; até mesmo o cordão umbilical está sob seu controle. Representa também a riqueza, simboliza a continuidade das coisas e pode ser, ao mesmo tempo, macho e fêmea ou ainda viver seis meses como um e seis meses como outro.
XANGÔ
é o orixá dos raios e trovões. Descrito como masculino, forte, justiceiro, costuma castigar os mentirosos, ladrões e malfeitores.
ODUDUA
é a própria terra divinizada.
OXUM
orixá feminino, é a senhora dos rios e cachoeiras.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
O primeiro dia de aula é sempre um desafio ímpar. Para quem trabalha com o Ensino Fundamental I então, pode ser muito difícil, principalment...
-
GENTILEZA E COMBATE AO BULLYING NÃO SÃO CONTEÚDOS DO ENSINO RELIGIOSO, MAS A ABORDAGEM DE TAIS TEMAS EM SALA DE AULA SÃO UMA OBRIGAÇÃO DE TO...