terça-feira, 21 de junho de 2016

Inclusão






A Prefeitura Municipal de Curitiba enviou para as escolas de 1º a 5º anos, o Gibi Poético, para o desenvolvimento do trabalho referente às Paralímpiadas. Como sugestão, a equipe de Currículo criou o material de apoio (clique na imagem acima), com sugestões de encaminhamentos para todos os componentes curriculares, inclusive de Ensino Religioso. Estes encaminhamentos podem ser usados com o apoio do Gibi ou adaptados de acordo com a realidade de cada escola.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

PLANOS DE AULA DA EQUIPE EJA BOA VISTA - PARTE VIII



Escola Municipal Araucária
Professoras: Elisabete de Fátima Cordeiro da Silva
                           Jocimara Pinos Ferraz
EJA –
Objetivos: Conhecer a função e a importância das organizações religiosas.
Conteúdo: Comunidade e espaços de vivência e referência; organizações religiosas do Brasil e  estrutura hierárquica.
Metodologia

Mobilização para o conhecimento: Dinâmica: Virar pelo Avesso.
Objetivo: Despertar o grupo para a importância da organização.
Pedir aos estudantes que formem um círculo, todos de mãos dadas e virados para fora, de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos. O grupo deverá buscar alternativas para que todos consigam virar para o centro do círculo. Depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a formação inicial. Após a realização da dinâmica realizar uma roda de conversas com as seguintes análises:  O que viram? Como se sentiram? Foi fácil encontrar a saída? Alguém desanimou? O grupo realizou a dinâmica com sucesso porque cada integrante agiu individualmente ou tiveram que se organizar e trabalhar em equipe? O que isto tem a ver com o nosso dia a dia?Nossa sociedade precisa ser transformada? O que podemos fazer?

 

 

 

 

Construção do conhecimento: Realizar a apresentação em Data Show de várias organizações religiosas e seus líderes, sua importância e influência em nossa sociedade.
Elaboração da síntese: Após a apresentação e discussão sobre o tema abordado, levando em consideração o respeito e a convivência com pessoas de diferentes religiões, os estudantes deverão representar através de desenhos, palavras, frases, textos ou recorte e colagem o que significa o “Sagrado” para eles.
Critérios de avaliação: Reconhece a função e a importância  das organizações religiosas e sua vivência dentro delas.

Conversando sobre: Organização Religiosa é uma associação ou instituição ligada aos assuntos religiosos. Pode também ser chamada de sistema religioso, religião ou igreja institucionalizada, religião ou igreja jurídico.
Ampliando a atividade: A partir desta atividade é possível dar início ao estudo sobre a atuação de homens e mulheres e o sagrado feminino.
Aprofundando o conteúdo: Pode-se trazer aos alunos a possibilidade de conhecer melhor as religiões, suas semelhanças e diferenças, seus templos e líderes religiosos na história mundial.


PLANOS DE AULA DA EQUIPE EJA BOA VISTA - PARTE VII



Professora articuladora: Clarinda Maria Sandri
Esc Mun CEI Bela Vista do Paraíso
Objetivos:Conhecer a função e a importância dos mitos.
Conteúdo:Linguagens sagradas: Mitos.
Metodologia

Mobilização para o conhecimento: Ouvir, cantar e dançar em roda a música CANÇÃO DO ÍNDIO – SOMOS UM POVO (A música fala de algumas tribos indígenas e cita o trabalho dos índios com a terra e acima de tudo o respeito para com ela. Realizar uma discussão a respeito do que eles sabem sobre os indígenas.

Construção do conhecimento: Conversar com os alunos a respeito dos costumes, habitação indígena antiga e atual, relembrar sobre como eles viviam antes da chegada dos portugueses e como eles vivem agora, contando a evolução pela qual os indígenas passaram, mostrar um texto explicando sobre as organizações indígenas,que fala entre outras coisas que a criação do mundo, a origem da tribo é explicada por meio de mitos. Passar um vídeo sobre o ritual da Tucandeira, da Tribo Sateré Mawé, mostrar imagens e explicar o ritual do kuarup. Contar o mito CATARATAS DO IGUAÇU.
Elaboração da síntese: A partir do mito contado, investigar se os alunos conhecem este lugar, perguntar se eles entenderam a história e discutir a respeito do assunto. Explicar aos alunos que como este mito existem muitos outros que explicam a origem das coisas. Então entregar aos alunos o texto com o mito: Cataratas do Iguaçu, dividir com eles em partes, colar em folhas de papel sulfite e montar um livrinho e desenhar as partes do mito.
Critérios de avaliação: Reconhecer a função dos mitos  sagrados orais, identificando a sua importância.

Conversando sobre: Os mitos explicam a criação do mundo, a origem das coisas, dão orientações acerca da doutrina a ser seguida pelos adeptos da religião.
Ampliando a atividade: A partir desta atividade pode–se aprofundar sobre os rituais destas organizações religiosas.
Aprofundando o conteúdo: Pode-se tentar um contato com alguma tribo vizinha e fazer uma entrevista com algum membro  desta ou tentar informações com outras pessoas a respeito da vida e religião dos indígenas. Ensaiar com os alunos a canção do índio e apresentar.

PLANOS DE AULA DA EQUIPE EJA BOA VISTA - PARTE VI



















PLANOS DE AULA DA EQUIPE EJA BOA VISTA - PARTE V